11 de jan de 2014

Alimentos naturais para cuidar da pele!

Posted at  15:47  |  in  Pele


Não bastasse a exposição incorreta ao sol, a pele também sofre consequências com o exagero cometido à mesa durante as festas de fim de ano. Mas se engana quem acha que a solução está apenas nas prateleiras das farmácias. Alguns alimentos e receitas caseiras podem ser uma ótima - e barata - opção para desintoxicar e revitalizar a pele.

Fala-se muito em alimentos funcionais, que são aqueles que produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos no organismo e são muito usados nas chamadas dietas detox. Mas o que a indústria de cosméticos vem descobrindo é que esses princípios ativos também potencializam os cosméticos.

“Os alimentos naturais possuem elementos que realizam funções no organismo muito mais completas que os artificiais”, explica Joyce Rodrigues, farmacêutica bioquímica e cosmetóloga. Ela acredita que conjugar a ingestão desses alimentos à utilização de produtos cosméticos elaborados com seus princípios ativos é uma maneira de potencializar os tratamentos.

Pele e cabelos
O morango contém fenóis, vitamina C, folato e os flavonóides quercetina e kaempferol. “Essa fruta tem propriedades antienvelhecimento e ajuda a manter o cabelo forte e unhas saudáveis, graças à biotina”, diz Joyce. A grande concentração de vitamina B presente na ameixa é responsável por evitar problemas de pele e ajudar a fortalecer os fios do cabelo.

Já amora estimula o colágeno e combate os radicais livres, pois contém altos níveis de antocianidinas. Rica em vitaminas A, B e C , é fonte de cálcio, fósforo, potássio, magnésio, ferro, selênio e várias vitaminas.

Bronzeado
Quase todos os vegetais têm seus "poderes". A cenoura, por ter altas doses de vitamina A, constituinte do betacaroteno, favorece o bronzeado, além de deixar cabelos e unhas mais fortes. O licopeno é um poderoso antioxidante que impede os danos promovidos pelos temidos radicais livres. Ele está presente em alimentos como tomate, melancia e aspargos.

Antioxidantes
O açaí – que, como a romã, tem vitamina E em sua composição – é antioxidante e, por isso, deixa a pele com aparência mais jovem, suavizando manchas e reduzindo rugas faciais. A soja também ajuda a prevenir rugas, devido às isoflavonas.

A uva é outro poderoso antioxidante, principalmente a de casca vermelha ou roxa. “Mas, para aproveitar ao máximo suas propriedades, é preciso consumir a casca, a polpa e as sementes”, ensina Joyce. “No extrato de uva, também temos leucoancianidina, um antioxidante mais poderoso que a vitamina E e 30 vezes mais potente que a vitamina C”, completa a especialista.

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